segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O que está acontecendo

Estava "navegando" por este mundo maravilhosamente virtual da internet quando me deparei com esta triste notícia: "OMS: 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo", vocês podem conferir: http://br.noticias.yahoo.com/s/10092007/40/entretenimento-oms-3-000-pessoas-dia-cometem-suicidio-no-mundo.html; pensei quão triste constatação, o que está havendo?, por que tantas pessoas desistem de viver? Claro que são muitas razões, mas o que faz o ser humano desistir da vida?

Três mil pessoas por dia... Três mil vidas que deixam de existirem por vontade própria (será?) O que tem feito ocorrer tantas baixas no cenário da vida?... Consumismo desenfreado, a ditadura da beleza, a cobrança pela perfeição, pela excelência, pelo mais... Sonhos frustrados, amores rompidos, perdidos, deixados, desvalorizados... Perdas, feridas no corpo e na alma... A culpa é de quem? Jovens, adultos, velhos, homens, mulheres, ricos, pobres, brancos, negros, orientais, índios - filhos de Deus, imagens e semelhanças de Deus que somem como poeira e completam uma fria estatística, fria e triste. O que você tem feito, o que eu tenho feito, o que nós temos feito para que isto mude? Ou será que temos contribuído com essa estatística?

Devemos levar em consideração as motivações do suicídio: desespero ante a vida, uma dor, uma ferida da alma mal cuidada, uma situação mal resolvida, relações rompidas, pobreza extrema, perdas, entre muitas e muitas razões. Muitas vezes o simples desejo de fugir de uma dor extrema, um desejo extremo de viver, mas fora de uma realidade de dor e sofrimento, um remorso, um perdão não dado ou não recebido...

Provoco a quem lê a que reflita, não fique na frieza da informação, mas deixe que ela caia no coração e pense por um momento o que você tem feito e o que pode fazer para mudar, afinal, são vidas como a minha e como a sua, que por um momento de extremo desespero procuraram por uma solução, e a única que encontraram foi a morte... Afinal, quem nunca pensou um dia em sumir do cenário da vida? Eu já! E você? Não se faça de tão valente, não seja hipócrita, não se esconda por trás de máscaras religiosas ou otimistas, um dia, ainda que por um breve momento, você com certeza pensou em fugir, desistir, encontrar uma solução ou algo melhor numa outra vida ou que aquela situação ruim cessasse... Mas você com certeza encontrou forças para viver... Mas pense, esses três mil por dia não têm ou não tiveram a mesma chance que você! Faça algo! Ore, medite, ajude! E melhor, repense suas relações, quem sabe, um desses três mil por dia não é alguém próximo que você magoou, desprezou, ofendeu, matou interiormente... Seja corajoso, ame, ame, ame! O amor é a solução para todos os problemas, o remédio para todos os males, é o dínamo da vida!

Ame, porque Deus é amor, e você é imagem e semelhança de Deus, então você também, em sua essência, é amor! Deixe de se coisificar e coisificar os outros! Somos humanos, não coisas! Somos gente, não objetos! Somos gerenciadores da vida, não ferramentas de produção e lucro!

Pense nisso!

Um comentário:

Anônimo disse...

prioritise kdkj junagadh idma constitution intervet eere workspacethe tashakkori efficiently explore
semelokertes marchimundui