sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ciclos: para um feliz 2011


É interessante observar o mundo ao nosso redor e ver que ele é feito de ciclos, e são muitos e bem variados... Um deles é o ano: sempre ao final de cada ano olhamos para os 360 e poucos dias que se passaram, fazemos uma retrospectiva reflexiva e esperamos o melhor para o próximo ciclo (ano)...
Às vezes temos expectativas que as coisas melhorem, os mais supersticiosos cumprem rituais cada vez mais esquisitos para garantir que as coisas aconteçam do jeito que querem... Os religiosos buscam na oração direção e bons dias para o ano vindouro... Os céticos apenas esperam que as coisas aconteçam...
Ao virar deste ciclo cada um gosta de deixar sua dica para um ano melhor, então aqui vai a minha: coloque-se no centro da vontade e dos propósitos de Deus, submeta-se a Ele e faça como se tudo dependesse de você e ore como se tudo dependesse Dele, enfim, "agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará" (Sl 37.4s).
Então, ore, aja, faça e aconteça em 2011!
Não espere um ano melhor, procure ser melhor no ano que se inicia!
Feliz 2011 a todos!
Shalom!
Graça e paz!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Então... É Natal!


É, chegou o Natal... Tão esperado por uns, não tanto por outros... E há quem não goste, por várias razões... Mas a realidade é que hoje é Natal! Dia tão especial... Presentes, comidas, cheiros, canções... A atmosfera é diferente, as coisas ficam diferentes! Dia tão sublime...
É certo que é uma data um tanto quanto explorada pelo capitalismo-consumista que aproveita para engordar as receitas e faturamentos de muitas empresas, mas não podemos esquecer da importância deste dia...
Não quero fazer uma reflexão teológica aqui, quero poetizar, romantizar, celebrar este dia...
Lendo Rubem Alves, providencialmente, por esses dias, vi o seguinte: "[...] Natal é coisa triste porque se tenta pegar uma coisa que não volta mais. É (quase) luto, procura do que se perdeu... Tanto é assim que nele não se admitem coisas novas. As canções têm que ser as mesmas, pois é nelas que moram as memórias. E também os bolos e as frutas, nossos amigos de infância: sacramentos de uma meninice que se foi. [...]". Concordo e discordo de Rubem Alves . "Luto" é um tanto pesado, mas não dista muito da realidade... O tempo passa, lugares e pessoas vão ficando ou indo embora, e este tempo nos lembra destes lugares e pessoas, doces lembranças... "Sacramentos", sinais de um tempo que já se foi e que ainda não veio... Tudo é símbolo, presença, "sacramento"...
Ao passar por um certo lugar hoje, bem distante daqueles de minha infância, senti o cheiro da meninice natalina... assados, doces, bolos... Meu Deus, que lembrança... Viajei na memória, lembrei de minha mãe com minhas tias preparando aquelas deliciosas guloseimas e comidas que devoraríamos dali alguns instantes, mal saíssem do forno... Sem entender, sem imaginar, sem saber, haveria ali uma "comunhão"... Vi caixas de presentes, lembrei de quando criança, ao chegar à casa de meu avô e vendo aqueles embrulhos, pensava: "qual será o meu? e o que deve ser?"... Expectativa, espera de quem não sabe onde vai chegar e o que virá... Assim é a vida, não sabemos o que será de nós e para onde iremos, só sabemos que existem momentos para lembrarmos até onde nós chegamos, e a fé que nos dá a diretriz de onde cremos um dia chegar...
Natal é isso: celebração de quem não sabe onde vai chegar e o que virá e acredita no Mistério, mas o Emanuel (Deus Conosco) chega para nos mostrar de onde viemos e para que vivemos, e a necessidade de restaurar o homem interior, que caminha pelas estradas da vida sem saber onde chegará, mas com a certeza de que Aquele que nos espera é fiel, e nos aguarda com braços abertos num lugar que contemplamos pela fé!
Oxalá todos vissem o Natal assim... E não mais uma simples festa de comilanças e bebedeiras, como uma outra qualquer...
A todos, um feliz Natal de muito "Shalom" e Graça!
Aos que já deixaram as estradas poeirentas desta vida aqui, nossas saudades e ternas lembranças!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Esse é "cabra macho"

Não resisti em fazer este comentário... Como é importante não sermos hipócritas...

Pena que uma atitude desta não dê IBOPE!


Bispo cearense recusa comenda em protesto contra aumento salarial de parlamentares

O bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, em protesto pela aprovação pelo Congresso Nacional, no último dia 15, de projeto de lei que reajusta os salários dos parlamentares, ministros, vice-presidente e presidente da República. Ele foi um dos cinco contemplados pela homenagem conferida pela primeira vez pelo Senado Federal.

Ao falar durante a sessão para entrega da Comenda, nesta terça-feira, 21, Dom Manuel da Cruz lamentou que o Congresso tenha aprovado reajuste para seus próprios salários, da ordem de 61%, com efeito cascata nos vencimentos de outras autoridades, enquanto os trabalhadores do transporte coletivo de Fortaleza mal conseguiram 6% de aumento em recente luta por elevação salarial. Ele mencionou as aposentadorias reduzidas, o salário mínimo que cresce em "ritmo de lesmas".

Na opinião do religioso, o aumento aprovado pelos parlamentares deveria sempre guardar a mesma proporção que a elevação concedida para o salário mínimo e a aposentadoria. "Quem assim procedeu não é parlamentar é `para lamentar´", afirmou.

Para o bispo de Limoeiro do Norte, a Comenda outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. "Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado. Uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, ao contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho", declarou.

Dom Manuel da Cruz disse que se aceitasse a comenda estaria procedendo contra os direitos humanos e perderia todo o sentido esse momento histórico. "A atitude que acabo de assumir, assumo-a com humildade, sem pretensão a estar dando lições a pessoas tão competentes e tão boas. A todos suplico compreensão e a todos desejo a paz, com meus sinceros votos e uma oração com abençoado feliz natal e um próspero feliz ano", disse ele, que cobrou dos parlamentares a reavaliação da decisão.

Coerência

Em seguida, o senador José Nery (PSOL-PA), na presidência da sessão, cumprimentou o bispo pela atitude que, como assinalou, é coerente com o que o religioso pensa e vive.

O senador disse entender o gesto do bispo, mas ressaltou que o fato de o Senado Federal tomar decisão de conceder um prêmio de Direitos humanos tem o significado de fazer avançar na caminhada rumo a um Brasil mais justo.

José Nery também solicitou aos policiais legislativos do Senado que tratassem com cuidado estudantes que, no mesmo momento, realizavam protesto em frente ao Congresso Nacional contra o reajuste salarial votado pelos parlamentares. O senador assinalou que eles têm o direito de manifestar sua opinião.

Fonte: Agência Senado

CAMINHOS...

Veio-me esta palavra à mente agora... Gozado, parece um contraste com o nome do blog: "O CAMINHO", mas pensando bem, caminho e caminhos são coisas bem próximas... Deixemos de lado a frieza gramatical que conceitua caminho como substantivo e caminhos plural de caminho... às vezes é preciso viajar!
Bem sugestivo o plano de fundo de meu blog.. Seu tema é viajens, e mostra coisas que na vida que se passa vai ficando, e sinto-me assim: deixando coisas para trás que vão ficando no dia a dia, no rol das lembranças...
Estou de férias, mas não tive o prazer de fazer uma viajem, senão uma única a uma cidade vizinha, ontem, que aliás, foi uma grande viajem, na qual inicei uma grande amizade... Mas nessas férias aprendi uma coisa que se resume numa frase de uma canção que gosto muito "Quem não tem aonde ir/ Descobre a graça de saber ficar"... Assim me sinto agora... Em ficar, descobri a graça de me divertir, de fazer amizades, de encontrar caminhos novos.
O caminho nos revela caminhos... E assim vamos vivendo!

Tentando voltar...

Confesso a quem passa e faz uma visitinha ao meu blog que me é um tanto difícil escrever nele...
São tantas coisas a fazer, tantos atrativos na net, tantas buscas existenciais, que às vezes me dou conta que não fiz o mínimo que deveria fazer... Mas em conversa com um amigo que conheci ontem pessoalmente, vi que seria interessante voltar.
Gostaria de escrever mais, e me esforçarei por fazê-lo... Ajudem-me a divulgar meu blog... Que Deus me ajude a colocar coisas interessantes e ajudar vidas, pois pela internet Deus tem me mostrado caminhos que nunca imaginaria um dia seguir.
Então... Estou de volta!